quarta-feira, 30 de março de 2011

Ma Vie en Rose!


No fim de semana, para variar, eu estava atrasada para escrever minha dissertação... E, como é de praxe, fiquei enrolando... Mas nada que saísse da temática, afinal.
Primeiro, fiz um "desenho" do Ludovic, algo que chega mais perto de um rascunho...


No domingo, acordei com aquela vontade de fazer cupcakes inspirados no filme... à noite, desisti de escrever e fui para a cozinha!
Fiz a primeira receita de cupcake que tinha feito, tirada daqui. Eu faço algumas alterações, principalmente quanto à manteiga, porque eu acho que vai muita...

Fora isso, eles são maravilhosos, macios...
 Decorei com creme de creamcheese, como sugere a receita original - pra mim, esses cupcakes só ficam bom assim! Me inspirei nas cenas iniciais do filme, quando aparecem coisas muito femininas e cor de rosa...



 Eu ia fazer um recheio de ganache, mas me empolguei com a decoração e esqueci!



Na terça-feira, fiz um "pavê de Natal", com um chocotone reminiscente e ganache de chocolate meio amargo, ficou uma delicinha!

Até eu terminar minha dissetação, esteremos afogados em comida...

domingo, 20 de março de 2011

Mais mirtilos... e mais Bê!!!


Eu tinha congelado os mirtilos que sobraram da outra vez, esperando a Cacá vir pra devorarmos juntas. Num sábado à tarde um tanto turbulento, graças à presença da Bê, decidi que, ao invés de estudar, seria muito mais divertido cozinhar, claro! Resgatei os mirtilos do congelador e consultei meu melhor amigo, o livro de Cupcakes da Larousse. E o melhor detalhe, levei a Bê pra cozinha! Ela ficou animadíssima e fez tudo com uma delicadeza que não pertence a ela!

Ela me ajudou a separar as medidas dos ingredientes; ela quase não fez bagunça, e ficou muito preocupada se eu ia ficar brava por ela ter derrubado um pouco...

Enchendo as forminhas pedagogicamente...

A Bê ficou com o maior orgulho da produção!

E, é claro, ela não podia deixar de raspar a tigela!!

O mais difícil mesmo foi ela conseguir esperar não só os bolinhos assarem, mas esfriarem! Enquanto os cupcakes esfriavam, ela foi até onde eu estava e disse "Clau, eu não quero mais os bolinhos, tá?", saiu bufando e foi chorar! Levou um tempo pra convencê-la que tinha que esperar esfriar um pouco antes de decorar. No fim, ela se convenceu que eu não estava negando comida e se animou para decorar.

E ficou um charme!

O dela foi coberto com chantili cor de rosa, já que no sábado ela era a Bárbie.

Os dos outros pobres mortais foram cobertos com creamcheese e mirtilos para decorar.



A Cacá também quis decorar um!

Ficou uma maravilha!

Os mirtilos enfim acabaram... pena!
Os cupcakes não chegaram ao dia seguinte... o que é uma coisa boa!

terça-feira, 15 de março de 2011

Niver da Mami's!


Hoje foi niver de mamãe e, como já é tradição nessa casa, fui fazer o bolo! Para ela, os bolos brancos de fruta são os favoritos. Num ato de reaproveitamento e economia, aproveitei tudo que tinha em casa, incluindo uma mistura para bolo de abacaxi e uma lata de pêssego em calda. Aproveitei a manhã de hoje para fazer o bolinho, o que incluiu uma seção de cursing life, por conta de um recheio que deu errado; gritei horrores com o bolo e com a vida. Por fim, dizem que o bolo ficou bom, eu não provei... =]

O bolo ficou bem girly, afinal de contas era a minha mãe, e ninguém é mais menininha que ela!


A Mima preparou a mesa e os come's da festa, coisa que ela provavelmente vai postar aqui! Aliás, ficou tudo muito bonito!


O Zé fez uma participação relâmpago, afinal ele é um college boy. O Maurício fez uma aparição tardia, afinal, alguém tem que trabalhar! Só faltou a Cacá, que também é college! Tá bom, Paulinho e Helena, também faltaram vocês!

Parabéns, mami's!!!! 
Feliz "32" anos!!!!!! Afinal, se eu vou fazer 12, você só pode estar fazendo 32!

quinta-feira, 10 de março de 2011

nada mais importa...

... o que importa é que, finalmente, o universo resolveu responder uma pergunta que não era retórica!
e, a partir de agora, aprenderei a fazer um blog mais legal!
O que isso tem a ver muffins, cupcakes ou confeitaria??? Os bolos que eu vou fazer pra comemorar!!!!!!!!
=)

Para os cegos de plantão, como eu: entrei em Imagem e Som na melhor universidade do Brasil!!!!

terça-feira, 8 de março de 2011

Enfim, os mirtilos!

Eu e a Cacá temos uma certa obsessão por "berrrys" - raspberry, strawberry, mulberry e blueberry!!!!!! Claro, amamos todas em português, mas não dá pra dizer "frutas vermelhas" para blueberrys!
Anyway, desde a saga das framboesas, sempre que vamos ao supermercados, procuramos por framboesas e mirtilos... e nesse fim de semana encontramos!!!!! não framboesas, mas mirtilos!!!! compramos duas caixinhas pra fazer muffins & cupcakes! À propósito, adoro a palavra mirtilos, acho super!
Na segunda, íamos na casa da minha vó para tomar chá e comer o fabuloso bolo de fubá cremoso que só ela sabe fazer, não adianta, o dela é o melhor.
Resolvemos fazer muffins, que combina mais com chá!
Pegamos uma receita simples, daqui.
A receita é super simples, fácil de fazer.

Ficou gostoso, mas achei a massa meio sem graça, pareceu o bolo econômico da Cacá. Talvez com algumas raspas de limão fique melhor... mas o bom da massa é que dá para sentir bem o gosto dos mirtilos, não camuflou.

Eu salpiquei um pouco de açúcar impalatável por cima.

A Bê foi a que mais gostou!

ela comeu até o papel!

terça-feira, 1 de março de 2011

The Petit Gateau Revenge

Pois é... a Carol não se conformou com o fracasso do petit gateau anterior... Ela pediu pra eu fazer de novo, e até deixou o chocolate picado quando eu cheguei!! Depois da janta, mais uma vez, toca eu pra cozinha, consciente dos meus erros do passado... Conferi a receita, que a essa altura decorei, mas por garantia...
Repare como está ligeiramente diferente da outra...
Bom... fiz tudo direitinho...
Carol colocando a massa nas forminhas...
O Maurício e a Carol também participaram - imagina, até o Maurício! Ele estava com ciúmes porque eu disse que o Paulo era muito mais prestativo...
Não deu nada errado e ficou uma delícia!

Você deve estar pensando "mas que desperdício de chocolate! você fez um petit gateau que ficou uma porcaria ontem!"... Mas, não, não perco nada! Peguei aquela meleca toda, juntei com uma lata de creme de leite...

... e duas claras em neve!

Ficou comestível!!!
O mais interessante foram as conversas filosóficas com a Carol e o Maurício sobre quem foi o primeiro gênio a misturar manteiga, leite, ovo e farinha para fazer um bolo; e mais ainda, quem foi o primeiro gênio a fazer manteiga!!!!