terça-feira, 24 de maio de 2011

strawberry season is on! torta holandesa de morango



Domingo passado, estava eu no meio do meu ritual de higiene matinal, quando meu pai me interrompe e diz, daquele jeito que leva meia hora, "tem morango, você não quer fazer uma torta de morango? ou uma torta holandesa?". Depois de ponderar um pouco, resolvi fazer uma torta de morango com uma camada de chocolate. Fiz tão direitinho que nem tenho fotos para provar... Ficou a melhor torta do mundo. Tanto que nem sobrou pro Maurício e a Mi e a Carol tiveram que se contentar com uma miséria. Bem, esse domingo, meu chega em casa do supermercado com quatro caixas de morango, para eu fazer a torta de novo!! Eu fiz, quase tão direitinho quanto; a anterior ficou melhor, por alguma razão cosmológica.


Primeiro, fiz uma massa briséé, seguindo uma receita do livros de doces, tortas etc. que a Lê me deu ano passado. A massa é rápida, fácil e é uma delícia!
250g de farinha de trigo
125g de manteiga
20g de açúcar
1 ovo
uma pitada de sal
Peneire a farinha, o açúcar e o sal. Misture a manteiga com as mãos, até formar uma farofa.
Adicione o ovo levemente batido e misture, sem sovar. Enrole em filme plástico e deixe na geladeira 30 min.
Abra a massa numa forma de fundo removível, fure com um garfo e asse em forno pré-aquecido por cerca de 25 min.

Por cima, coloquei um ganache de chocolate amargo.
300g de chocolate amargo
250ml de creme de leite
Derreta o chocolate e acrescente o creme de leite. Coloque por cima da massa e leve à geladeira.


Em cima do chocolate já frio, fiz um creme; acho que é tipo um creme de rechear bolo, eu fiz do jeito que eu achei que ficaria bom, mas tenho certeza que já vi isso em algum lugar...
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 gema
1 col. de café de essência de baunilha
1 col. de sopa de manteiga
1 xic. de chá de leite
1 col. de sopa de amido de milho
Misture tudo e leve ao fogo, mexendo até engrossar. 
Espere esfriar e coloque por cima do chocolate. Volte a torta para a geladeira.

Por fim, uma camada de morango, com gelatina em cima.
Corte os morangos ao meio e coloque sobre o creme, em círculos concêntricos. Faça gelatina de morango conforme instruções do produto, deixe na geladeira até o ponto de clara e coloque sobre a torta. O ponto de clara é importante, porque se não, a gelatina entra na torta toda.

Só acho que a massa deveria cobrir os lados também, porque a gelatina não se segura muito bem sozinha...
A parte mais difícil é esperar gelar, o Maurício quase perdeu a paciência com a torta... A Lê disse que foi a melhor coisa que eu já fiz, eba!

Aproveitem!

4 comentários:

  1. Clau, coloca uma camada de suspiro, fica bom...

    ResponderExcluir
  2. AMEIIIIIIIIIII!!!!!!!! O gostinho é sensacional! Aliais com a minha caixa de morango...poderiamos fazer o mesmo!!! EU QUERO MAIS!!

    ResponderExcluir
  3. Mima, eu quero fazer um de morango com chocolate, mas estou me contendo... sua caixa já era, mano! ;) E eu cobro pra fazer o q vc quiser!

    Paula, espera eu comprar um maçarico!!!!!!!!

    ResponderExcluir