sexta-feira, 10 de junho de 2011

figos e maçãs??

numa vibe "torta de frutas" esses tempos...
tinha uns figos que estavam passando do ponto, aí eu ia fazer uma "torta de compota de figos maduros e molho de mel", do livro que a Lê me deu. o nome soa muito extraordinário, mas o conceito é simples... de qualquer forma, não havia figos o bastante para tal empreitada... não tinha nem mel, mas isso é outra coisa...
anyway...
acrescentei umas maçãs para fazer volume... pra quem curte figos e maçãs, a combinação ficou muito boa, com uma textura diferente...
não fiz a boa e velha massa brisée, foi com a massa frola... a massa frola é um pouco mais seca...


eu acho que minha forma de fundo removível era um pouco maior do que deveria para a receita, não deu para cobrir direito, então tive que fazer essa "tiras" de massa em cima...


Com um pouco de leite condensado em cima, como se fosse uma calda, fica uma maravilha

o bom de tortas de frutas é que você pode fazer uma massa, forrar uma forma e por qualquer coisa dentro! apesar de eu ter algumas restrições com relação a melancias e melões, mas sei lá... nesse caso, eu cozinhei as frutas antes de assar, mas também dá para pôr as frutas frescas, assim elas ficam menos molegonas...

MASSA FROLA
Ingredientes
250g de farinha de trigo peneirada
125g de manteiga amolecida
100g de açúcar
1 ovo
1g de baunilha [eu usei essência mesmo]
uma pitada de sal
Modo de Fazer
Misture a manteiga, o açúcar, o sal e a baunilha com a palma das mãos. Acrescente o ovo e misture. Coloque a farinha e misture até ficar homogêneo [pode por mais farinha se ficar muito grudento]. Conforme o livro, não se pode usar as pontas dos dedos, essa é a parte mais difícil. Enrole em plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos uma hora antes de usar.

Enjoy!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário