quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ah, as framboesas...

Encanei com framboesas...
Aí, decidi fazer cupcakes de framboesas com gotas de chocolate branco. Surgiram dois impasses técnicos implicados pela terminologia. Primeiro, encontrar framboesas é um desafio duplo, considerando a época e o lugar - sempre a imposição tempo-espaço!!! Depois, por alguma razão muito cósmica, não consegui encontrar gotas de chocolate branco.
Então, resolvi fazer do meu jeito favorito: o modo alternativo!
Primeiro, troquei as gotas por chocolate picado. Simples, quase a mesma coisas, às vezes até mais gostoso.
Depois, as framboesas! Optei por going wild e tentar polpa congelada. Acontece que também não achei polpa congelada de framboesa! Aí desencanei e peguei a de frutas vermelhas mesmo, só de pirraça. A coitada da Cacá me aguentou na frente do freezer do supermercado enquanto fumegava o meu debate interno sobre os prós e contras de alimentos congelados. O lado negro e prático da força venceu.
Fiz a massa, do meu bom e velho livrinho Cupcakes, da Larousse. No fim das contas, a polpa congelada deu uma talhada na massa,


mas isso não estragou o efeito final!

Você pode decorar com chocolate branco e framboesa (sugestão do livro), mas eu usei o chantily. Aliás, o primeiro chantily bem-sucedido da minha vida! A Carol me deu esse chantily em pó, que é só bater com leite e fica perfeito!!! O pó é um genérico, fabricado pela distribuidora de doces daqui de Sanca.

chantily com corante vermelho... que fica pink!

A massa ficou uma delícia! E com uma cor diferente do que devia...!!!

A receita diz que rende 24, mas o meu rendeu 18. Comcerteza é a polpa!!!!! =)


Receita
CUPCAKE DE FRAMBOESA E CHOCOLATE BRANCO
Ingredientes
3 ovos
180g de açúcar
180g de farinha de trigo com fermento
180 g de manteiga sem sal
120g de framboesa - fresca ou congelada!
120g de gotas de chocolate branco
Modo de fazer
Bata os ovos e o açúcar na batedeira até formar uma espuma; acrescente a farinha e a manteiga. Misture as framboesas e as gotas de chocolate fora da batedeira. Leve para assar a 175°C.

Um comentário: