terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

pra acalmar...

No fim de semana, experimentei uma receita nova, a fim de dar as boas vindas ao meu "novo" cunhado que nos visitou. Experimentei a receita de Cupcake de Maracujá do livro Cupcakes (Janaína Suconic), da Larousse. A receita não é muito fácil, pois vai clara em neve, o que nunca foi meu forte. Entretanto, a massa é levíssima, gostosa de mexer e mais ainda de comer!
Para a cobertura, dá para fazer um coulis de maracujá ou o bom e velho ganache de chocolate meio-amargo. O meu coulis não deu muito certo porque cozinhou demais e o açucar caramelizou, dexando a cobertura muito dura e grudenta.



No livro consta um rendimento de 12 porções, mas dá mais. A massa que sobrou, eu coloquei numa caneca, para fazer um "caneca-bolo"




Receitas


CUPCAKE DE MARACUJÁ
Ingredientes
3 ovos
180g de açúcar
200g de manteiga sem sal
polpa de 2 maracujás
360g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
240ml de água
Modo de fazer
Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme.
Acrescente a polpa de maracujá.
Junte os ingredientes secos e a água, alternadamente.
Por fim, junte as claras batidas em neve, delicadamente
Ponha nas forminhas e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 30 min.

Coulis de Frutas
Ingredientes
300g de açúcar
100ml de água
300g de polpa de fruta
Mode de Fazer
Coloque a água e o açúcar em uma panela, até que forme uma calda em ponto de fio. Então, acrescente a fruta e mexe de vez em quando até engrossar.

GANACHE
Ingredientes
300g de chocolate meio-amargo
150g de creme de leite UHT
Modo de Fazer
Derreta o chocolate e adicione o creme de leite.

4 comentários:

  1. que alegria, meu primeiro comentário!!!

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro de aniversário :] As receitas são ótimas! O coulis eu já fiz mas o cupcake mesmo ainda estou pra fazer haha :]

    ResponderExcluir