segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cozinhar é uma aventura!!!

Numa segunda-feira comum, em que todos já estamos exaustos do trabalho, depois da janta, a Carol e o Maurício, como sempre, procuram algum doce para comer. A Carol diz "tem sorvete!", e eu, num ato temerário e semi-masoquista, digo "quer petit gateau?", como uma brincadeira. Ela leva a sério e aí eu fico com um espécie de dó da criança... Aí checo a receita para ver se tenho todos os ingredientes - já que sou absolutamente perita em começar uma receita e ver que não tem margarina, ovo, açúcar etc. Enfim, tudo no esquema, fui fazer petit gateu! Tudo estava indo surpreendentemente bem, segui a receita que anotei num papel-lixo, bem rápido, enquanto minha mãe usava o computador. Achei que a quantidade de açúcar era um pouco alto, mas beleza, eu aprendi a seguir as receitas na medida do possível. 
Parecia bom, né?

Bem, deixei os oito minutos... mas ainda não estava pronto. Deixei mais um pouco, e mesmo assim... Por alguma razão, fui ver a receita e me dei conta de m*#&da que eu fiz: a receita pedia 50g de açúcar e eu pus 500g!!!!! Diferença pouca, magina! Acontece que formou uma camada cristalizada por cima, e uma pasta por baixo, que endureceu quando esfriou. 

Virou algo quase como uma bala de caramelo de chocolate (acho que eu devia começar a fazer só balas de caramelo, parece que eu levo jeito!). Com o sorvete, quase deu pra comer. 
Virou quase uma calda, daquelas que endurece!

Minha mãe, num ato súbito que chocou a  todos, gostou. Meu pai também gostou, mas pra um cara que já comeu arroz-com-carne-moída-crua-com-brócolis-no-molho-branco-com-salada-frutas-tudo-junto (eu vi isso, juro!), isso não é lá muito lisonjeiro. A Carol deu a genial ideia de eu fazer mais 10 receitas, sem açúcar, e misturar na que foi assada, para ver se dava certo. A engenharia na cozinha é uma coisa! O Maurício, coitado, nem falou nada, nem repetiu, o que é o suficiente pra saber que ele não gostou. Ficou muito doce... 
Fazer porcaria faz parte! Mas a receita dá certo, eu sei que dá! Eu já fiz umas vezes e deu super certo, foi só o surto de cegueira advindo de preencher cadernetas!
Vê se, para alguém com hipermetropia-cansada-sem-óculos, não dá pra trocar!?

Ah! No fim-de-semana foi aniversário da Gio... muitos cupcakes! Logo, logo posto as fotos!

Receita
(receita original Cyber Cook)
PETIT GATEAU
Ingredientes
200g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
50g de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 gemas
Modo do Fazer
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Bata os ovos e as gemas de ovo com açúcar na batedeira até ficar bem claro. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula. Despeje nas forminhas untadas e leve para assar por 5-8 minutos - dependendo do forno. Desenforme quente e sirva com sorvete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário